quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ciberjornalismo



"Jornalismo de massas" pode ser um termo do passado. O Ciberjornalismo, o jornalismo online, permite-nos agora falar de personalização da informação.
Qualquer cibernauta enquanto navega pela internet só pesquisa os conteúdos que lhe agradam, com os quais se identifica e que respondem às suas questões, como alguns pequenos grupos que procuram informação muita especifica e não a encontram nos media convencionais. Isto significa que o jornalista procura corresponder às expectativas do receptor e adapta o seu discurso ao receptor.
Outra das novas vantagens do jornalismo online é a possibilidade de se promover debates sobre uma notícia ou simplesmente comentá-la.

Assim, o Ciberjornalismo dá-nos informação com características que lhe são muito próprias:
Interactiva - permite participação directa e imediata.
Personalizada - dirigida a grupos específicos.
Documentada - utilização do hipertexto, com hiperligações que permitem relacionar alguma parte da informação com algo mais específico e que permite maior conhecimento e melhor entendimento de uma notícia.
Multiplataforma - utilização de texto associado a imagens, vídeo e som. É uma forma mais aliciante de chamar a atenção do receptor e de obter várias informações sobre um mesmo tema.
Actualidade - constante actualização dos conteúdos.

A "Escola de Comunicação" da revista "Comunique-se" enumerou 7 mitos relacionados com o Ciberjornalismo, enumerando-se:
1- o jornalista está ameaçado pelo jornalismo colaborativo;
2- no Ciberjornalismo há mais independência que nos outros meios;
3- não há espaço para grandes reportagens;
4- quanto mais rápido se publica a informação, melhor;
5- os erros causados pela pressa são personalizados;
6- a barra de deslizar inibe a leitura;
7- é preciso usar muitas imagens para atrair o leitor.

Por fim, podemos afirmar que o Ciberjornalismo está a trazer ao nosso quotidiano novas rotinas, em vez de se ir ao quiosque de manhã vamos à internet e pesquisamos gratuitamente (e sem gastar papel) todos os jornais que quisermos, de todos os países. Para o cidadão comum o único inconveniente pode ser o de ter de ler a informação no ecrã do computador, mas isso não passa de uma questão de hábito.

Jornalismo Porto Net
Público
Diário de Notícias
Jornal de Notícias
The Guardian
The New York Times
Jornais online de todo o mundo

Sem comentários: