quinta-feira, 15 de maio de 2008

Jornalismo Assistido por Computador



As novas tecnologias estão presentes em todas as profissões. No jornalismo essa presença é flagrante desde o início ao fim do trabalho do repórter.
De facto, todos vemos as grandes câmaras e os enormes microfones (girafas), porém, antes disso, há outro trabalho em que as antigas técnicas e métodos de investigação são substituídos pelas modernas formas de pesquisa.
Jornalismo Assistido por Computador é o nome de uma nova forma de procura de informação e produção jornalística.
O principal destaque vai para o papel da Internet que permite acesso a várias fontes, desde simples blogs de anónimos, passando pelos jornais de todo o mundo e suas notícias até a bases de dados governamentais.
Estas novas possibilidades permitem ao jornalista obter mais facilmente toda a informação que precisa no desenvolvimento do seu trabalho. Além disso, e mais importante, é a quantidade e diversidade de conteúdos disponíveis e passíveis de serem utilizados.
Após o trabalho de procura são ainda usados vários softwares para a edição das reportagens. Começando na edição escrita até à produção multimédia de peças televisivas, por exemplo, em que o jornalista, que é cada vez mais polivalente, usa programas como o Adobe Premiére para montagem de vídeo ou programas de edição de som.
Assim, o uso de computadores é cada vez mais importante na criação jornalística e na apresentação e comunicação dos seus trabalhos ao público que já exige um jornalismo multiplataforma: texto, imagem, som e vídeo.
Para mais informação:

Sem comentários: